Florence Escola Técnica dos Palmares
Forum Forum Forum


Material do Curso Socorrista 2013

Apostila SAMU 192 Apostila SOS SBV Atualizada 2007 Manual de Atendimento Pré-Hospitalar
Protocolos de Urgência e Emergência Protocolos Unidade Emergencia RCP 2010-2015
Técnicas de Trauma


Cadastre-se em nossa newsletter
e fique por dentro das nossas novidades.
Nome: Email:

FLORENCE X FLORENCE


Florence Nigtingale, nasceu em 12 de maio de 1820 na cidade de Florença, na Itália, em uma família rica. Era a segunda filha do casal, na época a menina estudavam em casa com os pais, governantas ou mestres, seu pai era formado em estudos superiores e conhecia bem a literatura, matemática, história, filosofia e dominava vários idiomas. Seus pais incutiu em Florence um senso de responsabilidade social e grande sensibilidade para com os menos favorecidos, fazendo com que se interessassem pela melhoria das condições de vida e pela educação das pessoas. Em 1837, Florence tinha 17 anos, comenta-se que nesta época teria sentido vocação, como um chamado de Deus, para prestar serviços a doentes. Florence completou sua educação freqüentando as sociedades locais e visitando instituições de caridade. No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Católicas. Em 1849 faz uma viagem ao Egito e decide-se a servir a Deus, trabalhando em uma cidade na Alemanha, entre as diaconisas.
Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital dirigido pela Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.
Aos poucos vai se preparando para a sua grande missão. Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declaram guerra à Rússia: é a Guerra da Criméia. Os soldados acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados é de 40%.
Florence partiu para Guerra com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Algumas enfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptação e principalmente por indisciplina. A mortalidade decresce de 40% para 2%. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada como a "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar , em 1856, leva uma vida de inválida. Morreu em 13 de agosto de 1910 com 90 anos.


FLORENCE – ESCOLA TÉCNICA DOS PALMARES

Fundada em 19 de julho de 2001 com a proposta de contribuir para firmar na escola uma tradição de trabalho coletivo, onde o conhecimento produzido seja discutido, construído, propiciador do fortalecimento de uma identidade institucional e capaz de deixar na história de vida de seus alunos marcas significativas, vinculadas ao prazer da aprendizagem e da convivência positiva. Com a missão de trabalhar em prol da nossa cidade e região, a Florence realiza trabalhos sociais importantes. Desde sua Fundação já preparou para o mundo do trabalho, inúmeros Técnicos com Habilitação em Enfermagem, muitos destes atuam em grandes centros médicos de Pernambuco e outros Estados
Hoje a nossa Instituição de Ensino Profissionalizante conta com mais de 800 alunos, vindos de 37 municípios dos Estados de Pernambuco e Alagoas.



Florencepalmares.com @2012 Todos os direitos reservados